Os investimentos com risco alto sempre serão uma incógnita. Por mais análises que se façam, o desenvolvimento dos projetos permanece refém de condições altamente imprevisíveis, que podem facilmente minar o mais brilhante projeto.
O assunto foi abordado pela nossa sócia-fundadora e CEO, Sigrid Guimaraes R. Dias, CFP®, em artigo publicado na EXAME deste mês, onde ela analisa os investimentos em fundo de Venture Capital e Private Equity.
“O desafio é encontrar a agulha no palheiro: os retornos extraordinários realmente existem, porém, em duplo sentido; tanto pela magnitude do rendimento como pela baixa probabilidade de sucesso quando se tenta acertar com um só tiro; isto é, investindo em uma única empresa. Por outro lado, com dezenas de empresas bem selecionadas no portfólio, o grande sucesso de um pequeno percentual delas pode produzir excelentes resultados quando as condições macroeconômicas sejam favoráveis e reduzir os danos quando o contexto seja inóspito. É essa a mágica operada pelos melhores gestores de fundos de venture capital ou private equity.”, diz Sigrid.